A história começou no metrô de São Paulo. A estudante Thauane Cordeiro, branca, de 19 anos, usava um turbante. Eis seu relato: “Cinco meses atrás fui diagnosticada com leucemia. Meu cabelo foi caindo. Eu não queria aceitar. Raspei meu cabelo todo e doei para o Instituto do Câncer. Eu estava me sentindo feia, fui comprar um turbante, uma amiga me disse que eu ia me sentir melhor. A moça da loja foi gentil e me ensinou a fazer uma das amarrações. No metrô, um grupo de jovens estava me olhando torto. Uma chegou para mim e disse: ‘Moça, dá licença? Você não pode usar esse turbante’. Por quê?, perguntei. ‘Porque você é branca.’ E na hora ali me veio aquela raiva. Respirei. Tirei o turbante e disse: ‘Tá vendo isso aqui? Essa careca? É câncer. Então eu uso o que eu quero”.
O assunto viralizou nas redes sociais. Por baixo dos panos na cabeça, havia o racismo e a “apropriação cultural”, alimentados por ressentimentos históricos e sociais.
Eis que digo não existe certo para um e errado para outro não existe uma cor adequada para algum tipo de acessório, você tem que usar o que te faz BEM . "Mais isso é apropriação cultural". Meu bem não existe isso si o assunto é si sentir bem, já ouvi muitas vezes que meu cabelo era "ruim" ou "cabelo de nega" ou tambem "nossa mais você é branca e tem o cabelo assim...".Meu bem Deus me deu esse cabelo e sou apaixonada por ele do jeito que ele tiver o cabelo esta na minha cabeça e não esta me incomodando, então por que você esta tão incomodada (o) ?.
GENTEE quando o ser humano vai parar de se incomoda com o que outro faz ou deixa de fazer ou oque ele usa e deixa de usa, que prazer é esse de colocar tudo como padrão certo ou errado.
Mulher pode oque ela quiser e ponto final não vai ser o seu preconceito que vai fazer com oque mude a vida dela para agradar essa sociedade.
Então meu bem você vai ver sim mulher branca de turbante ou uma morena de cabelo liso ou loiro ou branca de dreads e cabelo black todos nós temos descendência uma origem, não deixe que a sociedade oprima a SUA origem.
Oi Bruna, tudo bom? Adorei o post, acho uma moda linda o uso de turbantes. A história que você contou é linda e emocionantes. Adorei o estilo
ResponderExcluirbeijao
que bom que voce gostou minha princesa fico muito feliz <3 bjs
ExcluirAcho esse assunto um quanto delicado pois há muita história por trás de um "só negras deve usar turbante", mas também acho errado quererem ditar algo. Nós somos livres, certo? Vivemos numa democracia e decidimos o que bem queremos usar, desde que haja consciência.
ResponderExcluircom toda certeza ca tem uma historia toda atras disso sim mais si nos faz nos sentir bela tudo é valido desde que acha consciência e respeito bjs <3
ExcluirAcho super importante isso de quebrar padrões e amo turbante! Cada um deve ser livre pra usar o que quiser e ser linda mesmo assim <3
ResponderExcluirBeijos
isso ai je temos que estar do jeito que nos sentimos linda e bela bjs <3
ExcluirMuito interessante adorei 😍
ResponderExcluirobg ale <3
ExcluirVai ter Branca de turbante simmmmmm!!!! Muito mimimi esses lance de apropriação cultural. Adorei o post!
ResponderExcluirobg fico muito feliz que tenha gostado do post temos que nos sentir bem <3
ExcluirEm que mundo vivemos ne
ResponderExcluirComo um turbante pode fazer uma pessoa discriminar outra?
Sim temos que deixar os rótulos e as opiniões dos outro pra lá. O que importa é oq pensamos e oq queremos para nós.
Parabéns pelo post
a sociedade as vezes ta mais preocupada com a aparencia do que com oque realmente importa que é respeita o proximo fico mt feliz que tenha gostado minha linda <3
ResponderExcluirParabéns pelo post, ameiiiii bjs!!!
ResponderExcluirO racismo é um assunto delicado, que merece nossa total atenção. Ao mesmo tempo, acredito que todos são livres para usarem o que bem entenderem.
ResponderExcluiroi
ResponderExcluirEu amo usar turbante :D fica muito lindo.
Dizem que em nosso pais não existe racismo, mas como sabemos ele existe sim e esta camuflado em nossa sociedade.
bjo
Que absurdo! Não estava sabendo dessa história não! Como esse mundo está chato! A informação está deixando as pessoas mais ignorantes! Beijinhos... Au Revoir!
ResponderExcluirSempre achei turbantes lindos, mas essa história é mesmo de pessoas arrogantes e preconceituosas.
ResponderExcluirBeijos
É isso mesmo a mulher pode usar tudo que ela quiser desde um penteado diferente até mesmo um turbante porque naõ ?adorei seu post 😉
ResponderExcluirCada um tem o direito de usar o que quiser, somos livres e os turbantes são lindos eu uso sempre.
ResponderExcluirAmei o post.
Bjs
www.jaquelinefernandes.com.br
Temos o direito de ser como queremos! As pessoas julgam de mais, se importam de mais, falam de mais. Não existe isso de "porque você é branca/negra não pode usar isso ou aquilo.
ResponderExcluirhttps://eiilauram.blogspot.com
Adorei o post! Também concordo com vc, temos o direito de usar o que queremos e não importa que cor somos.
ResponderExcluirBeijoss
Adorei o post e super concordo com você! Temos que usar o que queremos e gostamos!
ResponderExcluirÉ até difícil de acreditar que ainda possa acontecer uma historia de racismo tão triste e feia como essa.
ResponderExcluirMas as pessoas são mesmo cruéis, acho que cada um usa o que gosta e que faça se sentir bem.
Eu acho lindo essa moda do turbante!
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Somos livres para usarmos o que quisermos! ótimo texto! Turbantes são lindos!
ResponderExcluirOlha é triste ver como essa geração ta uma m...... pra nada já começam a encher o saco, que droga de apropriação, cada um gosta de se vestir de um jeito, RIDÍCULO alguém achar ruim uma negra de cabelo liso ou uma loira de cabelo black power, ou tudo agora é racismos, tenha dó
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluireu amei o texto,
tenho amigas usar assim fica super linda,
as mulheres pode escolher o que quiser né
Parabéns seu blog.
Beijos
Acho que hoje em dia o povo tá preocupado com coisas tão simples não é mesmo. È apenas um acessório da moda e deve ser usado por quem tiver vontade , na minha opinião.
ResponderExcluirtodas lindas!! e pq não vamos aderir a moda do turbante!
ResponderExcluirAcho que nós devemos usar o que nos faz bem. E o Brasil é um pais que é formado por um mix de culturas, logo não apropriamos nada de ninguém e sim fazemos nossa própria cultura.
ResponderExcluirbesitos
www.blogmeamarro.com